.

Blog do Crato - A sua Revista Eletrônica Interativa:


Edições Anteriores:

Junho ( Dias ):


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Homenagem à Cinelândia - Os últimos dias !


Tradicional local de encontro dos fins de tarde na cidade do Crato, o Bar e lanchonete Cinelândia, localizado no centro da cidade vai fechar, devido a problemas na estrutura do edifício que está comprometido. O fechamento oficial está programado para o dia 5 de dezembro próximo. Estão programadas diversas atividades nesta última semana de existência, tais como:

Dia 01 de dezembro, diversos encontros e manifestações de caráter cultural. O programa Rapadura Cultural será apresentado no andar superior. Enquanto isso, as pessoas poderão fazer uma última visitação ao local.

O Blog do Crato lamenta bastante que esse incrível espaço, que já abrigou a maioria dos intelectuais do Crato, loucos, bebuns e outros tipos característicos da cidade, lamenta que ela possa fechar.Esperamos que os trabalhos de restauração do local, com o soerguimento de um edifício no mesmo local, cercado de um shopping center, possa trazer de volta esse maravilhoso espaço que a cidade dispunha, e que era verdadeiramente o principal ponto de encontro da família cratense.

Visitando esses locais, cada vez mais acredito que no crato, fazemos parte de uma mesma família. Trago algumas fotos que fiz na tarde e noite de ontem lá na lanchonete cinelândia, e oportunamente, uma matéria completa sobre ela.


Françoá, o proprietário, com sua farda branca característica que tanto nos acostumamos.


As reuniões boêmias nos finais de tarde, onde intelectuais de pé-de-balcão ( ou não ) conversam sobre os mais variados assuntos, ali no "Canto do Senadinho". Abaixo, na foto de Ruben Mousinho:

Abaixo, artistas, intelectuais, bebuns, doidos, e até o promotor da cidade participam dessa festa de fim-de-tarde. Todos iguais, todos irmãos, todos de uma mesma família. Olha quanta gente aí: da esquerda pra direita: Ruben Mousinho, Manel D´Jardim, Glauco Vieira, Ulisses, José de deus, Abidoral jamacaru, Paulo ( da farmácia ), Jayro Starkey, Dihelson Mendonça ( fotografando ).


Velhos amigos se reencontram...

À noite, com as ruas quase desertas, a luz branca da cinelândia é um contraste na noite, como um farol nos convidando a entrar...


Vê-se em primeiro plano, o grande "Dema", o sempre simpático funcionário da Cinelândia, que entre outras coisas, é grande apreciador de JAZZ. Ah se todo garçon tivesse esse gosto musical...


O Promotor José de deus conta uma de suas infindáveis piadas para Ruben Mousinho e Tarso Araújo, cuja risada é tão escrachada que se conhece do outro lado da rua...


Mas, enfim, resta sempre uma esperança. Milgares acontecem. Como esse raríssimo momento em que fotografei o Françoá rindo e que sei muita gente vai gostar, pois dizem que isso não existe, eheheh


Saúdo a todos os amigos do peito, Jayro, Ruben Mousinho,Tarso Araújo, José de Deus, Manel D´Jardim, Ulisses, Glauco Vieira, João Nicodemos, Wilson Bernardo, e outros mais que ajudaram na cobertura dessa matéria, e compareceram a esse tradicional encontro das segundas-feiras na cinelândia.

Matéria e fotos: Dihelson Mendonça

1 comentários:

RastreadoreS de ImpurezaS disse...

Não acredito que desculpas de estrutura do prédio possam derrubar o Cinelândia para construção de um shopping. Deveria o prédio todo ser tombado e consertado. Não vejo o centro do Crato sem o tradicional prédio.

Tiago Viana.
http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/